top of page

Keno

 Diogo Filipe Queirós Ribeiro mais conhecido por Keno, nasceu a 02/12/1992 em Matosinhos, morando atualmente na freguesia da Senhora da Hora.
A paixão de Keno pelo rap surge aos 10 anos de idade quando começa a ouvir artistas como Dealema, Chullage e Boss Ac. Sendo estas as primeiras influências do rapper. 
 Em 2005 começa a dar os primeiros passos na escrita para beats de Hip-hop, começando também a tomar por gosto tudo o que o Hip-hop, sendo uma arte, envolve consigo, levando-o a outro género bem conhecido, o graffiti. Keno em 2006/ 2007 dedica-se empenhadamente na arte urbana, pois sente-se mais interiorizado com a cultura que esta a viver. 
 É em meados de 2007/2008 que o empenho se intensifica levando o mesmo a uma consequência significativa que são os grandes desenvolvimentos a nível da sua escrita. Foi com o tempo e a vivência nesta cultura que se conotou nele o desejo de afirmação. 
 No seguimento deste desejo conhece dois rappers da cidade do Porto, rappers esses as suas maiores influências por esta altura. Sendo eles, Ls e Soldado, conhecidos por “Crewzada Verbal”.
 Por data precisa, 2008/2009 não parando com a também arte que adora aliada ao rap, Keno começa por integrar a crew de graffiti de Matosinhos “ MD (Manos D’ouro)”. É com um elemento da mesma, Rude, que escreve e faz improvisos que o levam a enriquecer ainda mais o seu vocabulário. Jota Ésse alia-se a Rude e a Keno e também a estes improvisos por esta altura. 

 Em 2010 já com perspectivas concisas e já numa evolução clara que se vem a fomentar com a sua integração numa crew (banda) de Matosinhos intitulada por “Capitulo 25”, ele escreve, grava e acaba por lançar com os elementos da banda várias faixas de bastante acolhimento por parte de ouvintes. Lançam assim a primeira Mixtape “Gera de Matosas, vol.1”, onde participam rappers como Nawfall, ADM, Aditivo e Rupa.

 Entretanto e visto a grandeza da receção desta primeira Mixtape, é lançada uma segunda intitulada de “Corta Mocas”, sendo nesta altura os mais influentes e ativos no grupo: Ine a.k.a Oxidus, Hs, Jota Ésse, Rude e Keno.
 O grupo mantém-se, o trabalho continua árduo e é em 2011 que sai a terceira Mixtape “ Laboratório 25”.
Keno vai fazendo participações em Mixtapes de alguns rappers, como fez na do Hs, tendo este lançado a Mixtape “Sem meias palavras, vol1”. Pelo meio Keno lança a sua primeira música a solo “ Não Deu” que conta com a participação do já referido Hs.

 É em 2012 que a crew Capitulo 25 é convidada por Boz para um evento na maior festa de Matosinhos, Senhor de Matosinhos. Estrearam-se assim nas lides de concertos públicos. Sendo os elementos representantes da banda: Ine a.k.a Oxidus; Hs e Keno. Neste concerto a banda contou com a participação de BL Tribo (Freezer e Finex), como Dj’s. 
 Neste mesmo ano, após concerto, sai o primeiro videoclip da banda “ Tudo tem o seu preço” sendo os intervenientes Keno e Hs. 
 Entretanto o rapper em questão lança a faixa impulsionadora “Enfrenta os teus medos”, que mais uma vez conta com a participação de Hs. É esta a faixa que faz com que Keno comece a trabalhar afincadamente no seu projeto a solo.
 Nos dias de hoje e após esta última faixa, ele já conta com bastantes músicas gravadas sendo as mais conhecidas ou dito nesta cultura “ com mais buzz” as seguintes: “Segurem-se”, “Keno Puro”, “Tudo o vento levou” e “Mi Gaaz”. Sendo esta última uma homenagem bem sentida ao seu grande amigo e já falecido Miguel Fonseca. São em várias das suas músicas e até algumas das que referimos em cima, que Keno tem como participantes: Kog, Forty Five, Duplo, Soldado, Sore, Rédea Curta, Rude, Jota Ésse, Snek, J.P., Ls, Hs a.k.a Hipnose, Patrícia Correia, Rogg e Ojuara, Dj Suprhyme.
 Sabemos que no futuro o rapper pretende lançar a sua Mixtape a solo com vista a um EP. 

 

 

Links:

https://soundcloud.com/keno_1

https://www.youtube.com/channel/UCClrl7jn3DtZMRyWHgh2p3Q

https://www.facebook.com/Keno.Oficial

© 2023 por EK. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr
bottom of page